terça-feira, 22 de março de 2011

Vai Brasil: Embarque nesse projeto



O projeto Vai Brasil, que fomenta a comercialização de pacotes turísticos nos diversos destinos do Brasil, criado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo e a Associação Brasileira das Agências de Viagem, recebeu 1.353.678 acessos no site no período de 18 de junho a 11 de julho. Este número supera, em comparação aos acessos do UOL (Universo On Line), um dos maiores portais brasileiros, a média mensal de 1.390.715. "Colocamos uma série de programas de apoio à comercialização ao Turismo", diz o secretário nacional de política de Turismo do Ministério do Turismo (MTur), Airton Pereira. "Tem que haver planejamento e continuidade nos programas", analisa.

Segundo ele, as empresas do ramo não pagam nada para participar do Vai Brasil. Basta que estejam cadastradas. 

Atualmente, são 1201 meios de hospedagem, 1537 agências de 
turismo e nove companhias aéreas envolvidas, que somadas às outras instituições, como: cartões de crédito, locadoras, parques, etc, totalizam 3500 participantes. A parceria possibilitou 367.065 pacotes publicados, sendo a maioria completos (342.729) com saídas de 26 estados e com destinos para 24 estados do País. Os terrestres somam 24.337, em 24 Estados.


Preparar os profissionais da área é outro aspecto importante para aumentar o potencial da área de turismo. Para isso, o Caravana Brasil, projeto que, entre 2003 e 2006, realizou 65 viagens em mais de 165 destinos brasileiros, reunindo 288 operadores de turismo estrangeiros e 317 nacionais, ampliou os conhecimentos dos profissionais sobre os produtos que comercializam. "Por incrível que pareça, tinha gente que não conhecia o que vendia", declara Airton.

Desde 2003, o turismo no Brasil está organizado em roteiros turísticos, oferecendo produtos segmentados para ampliar a comercialização da atividade turística nos Estados. De 2003 a 2005, R$ 32,6 milhões foram investidos e 110 mil pessoas receberam qualificação. Nos meios de hospedagem, foram 12 mil gestores qualificados e nos Convention and Visitors Bureau e empresas de eventos, 310 profissionais.

O Fórum de Turismo, que aconteceu em Natal na última semana, reuniu os conselheiros estaduais de Turismo para apresentar os resultados no segmento durante os anos de 2003 a 2006 e a prestação de contas do que ocorreu nestes três anos. O sexo-turismo também foi lembrado. A Associação Brasileira de Locadores de Automóveis (ABLA) faz campanha contra o turismo sexual, conscientizando funcionários e adesivando todos os carros com informações de repúdio a esta prática. "Para o Brasil turístico começar a crescer, temos muito ainda o que fazer, por isso precisamos ter os conselhos fortalecidos para maior participação de entidades privadas e, conseqüentemente, a descentralização", afirma Anya Ribeiro, diretora de avaliação e planejamento do MTur.

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