terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Ministério do Turismo lança projeto de gestão em São Paulo


20/01/2011 17:48 - Portal Brasil
Hotel Areia que Canta - Brotas - SP
O Ministério do Turismo inicia nesta quinta-feira (20), em Brotas (SP), o piloto do projeto Gestão & Planejamento de Destinos Turísticos no Estado de São Paulo. O objetivo da ação, que será realizada em 16 municípios paulistas, é qualificar os gestores locais e fomentar o desenvolvimento e a interação entre as regiões turísticas. Será uma oportunidade também para a apresentação dos resultados do Estudo de Competitividade – pesquisa que mede o estágio de desenvolvimento do turismo nos destinos brasileiros.
 “Por meio desse projeto, os municípios terão a oportunidade de receber orientações técnicas para aumentar sua capacidade de planejamento e de atuação conjunta com os destinos vizinhos, fortalecendo a atividade turística”, explica a coordenadora-geral de Regionalização do ministério, Ana Clévia Guerreiro. Segundo ela, o projeto prevê também a organização da governança local e de formação de um comitê gestor do turismo local. 
Durante a reunião, entre representantes do ministério, do Instituto Marca Brasil (IMB) e gestores locais de turismo, será apresentado o resultado da pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), realizada em Brotas. A avaliação é a mesma que foi realizada, em parceria com o Sebrae, nos 65 destinos indutores do desenvolvimento regional. 
O projeto prevê outros módulos com reuniões de análise, planejamento, discussão de novos conceitos (gestão, competitividade e liderança), e desenvolvimento de metas e indicadores para o trabalho que será feito nos municípios. Haverá ainda a apresentação do Sistema de Gestão (SG), que vai monitorar programas, projetos e ações relacionadas ao turismo em todo o País. “Esta nova ação, inserida no Programa Nacional de Regionalização do Turismo, será implantada em 50 destinos brasilieiros”, revela a coordenadora do Ministério do Turismo. 
Os municípios paulistas incluídos no projeto são: Aparecida, Atibaia, Bananal, Brotas, Campos do Jordão, Cananéia, Guarujá, Iporanga, Itu, Panorama, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São Sebastião e São Vicente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário