quarta-feira, 10 de março de 2010

Passageiro poderá escolher aviões com maior espaço entre as poltronas


Etiqueta da Anac identificará a área útil no momento da compra da passagem

Ufa.........até que enfim 
Solange Spigliatti, do estadao.com.br  
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SÃO PAULO -  Os passageiros de aviões poderão contar a partir de março de 2011 com uma nova informação para garantir viagens mais agradáveis. Ao adquirir um bilhete em voos domésticos ou internacionais, o usuário poderá escolher as aeronaves com maior espaço entre as poltronas de uma fileira e outra. Uma etiqueta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) identificará o espaço útil no momento da compra da passagem.

O Selo Anac, juntamente com a Etiqueta Anac, será exibido nos sistemas de vendas de passagens e colada nos aviões das empresas aéreas brasileiras, informando a faixa que caracteriza o espaço em centímetros entre um assento e outro na aeronave.

Todas as companhias aéreas do Brasil que operam voos regulares com aviões acima de 20 assentos deverão obrigatoriamente utilizar a Etiqueta Anac para oferecer a informação aos passageiros sobre o espaço útil do avião.

As companhias aéreas terão prazo até setembro de 2010 para enviar a documentação com a medição de suas aeronaves para a agência e mais seis meses, no máximo, para adotar a etiqueta informativa no seu sistema de reservas de passagens. Dentro de um ano, os passageiros terão essas informações disponíveis de todas as principais companhias brasileiras.

Serão cinco faixas para classificar o espaço útil entre as poltronas: A (mais de 73 cm); B (de 71 cm a 73 cm), C (de 69 cm a 71 cm), D (de 67 cm a 69 cm) e E (menos de 67 cm). Cada aeronave classificada na categoria A receberá, além da Etiqueta, o Selo Anac que atesta o melhor espaço útil oferecido no mercado.

Para a definição das faixas da etiqueta, a Anac tomou por base a medição realizada em 5,3 mil passageiros, de 15 a 87 anos, nos 20 principais aeroportos brasileiros. Na média, a medida glúteo-joelho dos passageiros no Brasil varia entre 55 cm e 65 cm.

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