terça-feira, 9 de março de 2010

Embratur lança canal no Youtube para promover turismo no Brasil

08/03/2010 12:33 - Portal Brasil

Nova ferramenta integra vídeos de destinos turísticos brasileiros à navegação simultânea no Google Maps

Fruto de parceria entre o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e o Google, o canal do Visit Brasil no YouTube, lançado dia 3 de março, em São Paulo (SP), estreia mundialmente a convergência de duas tecnologias em um mesmo canal: a exibição de vídeos e a navegação no Google Maps. O canal, já acessível no endereço www.youtube.com/visitbrasil, estreia com 88 vídeos de destinos turísticos brasileiros e depoimentos de celebridades e turistas que visitaram o país, com legendas em 68 idiomas.
O ministro Luiz Barretto celebra a parceria, reforçando o poder de difusão da informação e a troca de conhecimento possibilitada pela internet. “O turista, seja ele brasileiro ou estrangeiro, vai recorrer cada vez mais a ferramentas digitais para se informar sobre a sua viagem e o destino escolhido. As redes sociais, como Facebook, Twitter, Youtube, Flickr, estão aí para confirmar isso. A união da Embratur e o Google é extremamente oportuna e será um instrumento valioso para melhorar ainda mais a visibilidade do país no mercado internacional”, diz Barretto.
“A Internet, em especial as redes sociais, já é a principal fonte de informações dos turistas internacionais no mundo”, reforça Jeanine Pires, presidente da Embratur. De acordo com um estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com a Embratur, 27,6% dos turistas estrangeiros que vieram ao Brasil em 2008 utilizaram a Internet como principal fonte de informação para a viagem. “Com esta ferramenta inovadora, a promoção do turismo brasileiro sai na frente, atendendo tanto o estrangeiro que já decidiu sua viagem para o Brasil como o que ainda está pesquisando e pode decidir pelo Brasil a partir do que vai ver no novo canal”, avalia Pires.
A nova ferramenta levou seis meses para ser produzida e foi desenvolvida pelo Google com exclusividade para a Embratur, sob medida para atender às necessidades dos turistas estrangeiros com interesse em visitar o Brasil. Em permanente atualização, o canal permitirá a adição de vídeos e depoimentos enviados pelos internautas ainda no primeiro semestre de 2010.
“Estamos felizes em lançar o primeiro mashup de Google Maps e YouTube do mundo em parceria com a Embratur para ajudar internautas de todo o mundo a explorar um destino turístico tão rico e diverso quanto o Brasil”, afirma Alex Dias, diretor geral do Google Brasil. “A Embratur nos procurou com a proposta de criar algo novo e único para o setor de turismo online e conseguimos juntos chegar a uma combinação de ferramentas do Google que se provou a plataforma interativa ideal para atender a essa demanda.”

Comunicação digital

Além do inovador canal no YouTube, a Embratur utiliza outras estratégias de comunicação digital na promoção do Brasil como destino turístico no exterior, como publicidade online, links patrocinados, relacionamento via web e ampla utilização de redes sociais como Facebook, Twitter, Hi5 e Flickr.
A aposta da Embratur é que, com a realização da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016 e o crescente interesse pelo país, as mídias digitais ocupem um papel estratégico na disseminação de informações para o turista que visitará o Brasil antes, durante e depois dos eventos esportivos.
Fonte: 
Ministério do Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário