sábado, 22 de janeiro de 2011

ORA, ORA....PALMAS PARA PREFEITURA DE SAMPA!!!!!!!!

Carnaval de São Paulo terá ação para inclusão de deficientes visuais


Neste ano, o Carnaval de São Paulo terá mais acessibilidade para deficientes visuais. Em uma iniciativa pioneira da Prefeitura de São Paulo, São Paulo Turismo (SPTuris) e o Complexo Educacional FMU, o projeto “Carnaval Paulistano - Só Não Vê Quem Não Quer” levará 45 pessoas cegas e com baixa visão para acompanhar de perto os ensaios, a concentração e os desfiles de três tradicionais escolas de samba de São Paulo: Rosas de Ouro, Mocidade Alegre e Camisa Verde e Branco.
O projeto foi apresentado em coletiva de imprensa, na manhã do dia 11 de janeiro, no auditório Ulysses Guimarães, no Complexo Educacional FMU. Na ocasião, esteve presente o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que enalteceu a iniciativa da instituição e da SPTuris em ampliar a acessibilidade dos deficientes visuais em um evento de repercussão internacional como é o Carnaval brasileiro.
Para apresentar o projeto, a coletiva contou com a participação de representantes das escolas de samba, da reitoria do Complexo Educacional FMU, da presidência da SPTuris e da Fundação Dorina Nowill para Cegos, que apoia o projeto.
O grupo de deficientes visuais será levado às quadras das escolas de samba algumas horas antes dos ensaios começarem. Eles poderão tocar nos instrumentos e entender como são e como funcionam, antes de aproveitar a folia. A atividade será realizada nos dias 23 de janeiro (Mocidade Alegre), 30 de janeiro (Rosas de Ouro) e 2 de fevereiro (Camisa Verde e Branco).
Uma semana antes dos desfiles, os deficientes ainda serão levados ao Sambódromo do Anhembi para participar da concentração. No local, estarão expostos maquetes dos carros alegóricos e miniaturas das roupas e fantasias confeccionadas por alunos de Arquitetura e Moda do Complexo Educacional FMU.
E ainda, durante os desfiles, um camarote com recursos próprios para acessibilidade será montado para que os convidados do projeto acompanhem suas escolas. Previamente, um CD de áudio-descrição será entregue a cada participante com explicações de cada detalhe do evento.
Os participantes foram selecionados por meio de um sorteio realizado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos. Para garantir o conforto e a segurança em todas as etapas, todos estarão acompanhados por um responsável com visão normal. O transporte para todas as atividades será oferecido gratuitamente pela fundação.

Fonte: Wilson Diniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário