quarta-feira, 10 de março de 2010

Companhia Paulista de Eventos e Turismo (CPETUR)


Via de regra, os Conselhos Estaduais constituídos têm por finalidade promover em âmbito estadual políticas que visem alavancar o turismo do referido estado, auxiliar o Poder Público nas atividades ligadas à economia turística, bem como analisar projetos sugeridos pelos municípios e apresentá-los ao executivo.
Aparentemente os Conselhos são burocráticos, obedecem um rito próprio e um ritmo para lá de moroso para atender as reivindicações de quem faz o turismo, representado pelas entidades de classe.
Em entrevista concedida ao Diário do Turismo, Armando Campos Mello, que foi reeleito Secretário Executivo do Conselho Estadual de Turismo agora em janeiro, no entanto, explica que a entidade paulista foge à regra, e vem, de uns anos para cá, tendo uma postura mais aberta, com um regimento interno mais flexível.
“Se nos procura um município com alguma necessidade urgente ele é atendido imediatamente. Um exemplo? O município de Iguape tinha dificuldade de obter documentação para o Cadastur (sistema de cadastro de equipamentos e profissionais que atuam no turismo) por questões relacionadas à área ambiental. O conselho interferiu e estabeleceu uma ponte entre o município e o Ministério do Turismo”, detalha o executivo.

Segundo Armando, com a ajuda do secretário estadual de Turismo, Claury Alves da Silva foi possível 'desengessar' o Conselho Municipal. “Me deram mais autonomia. Minha função é parecida a de um meia-direita em um time de futebol, que liga, que faz lançamentos para o gol. Aliás, eu não faço, eu costuro”, diz o secretário.

Emenda Constitucional beneficia turismo
Armando lembra que a participação do Conselho foi fundamental na promulgação da Emenda Constitucional nº 29, de 21 de outubro de 2009, que altera o texto constitucional permitindo que o governo paulista possa fazer propagandas em outros estados brasileiros para promover o turismo estadual.
Esta alteração se deu por meio da Proposta de Emenda Constitucional (PEC)nº 01/2008, de autoria da deputada estadual Célia Leão (PSDB-SP) e que vinha sendo debatida desde então pelo Legislativo Paulista.
"Com a promulgação da Emenda, o Estado de São Paulo vai poder divulgar seu potencial turístico por todo o Brasil. E isso vai ter reflexos imediatos no setor de turismo, de hotelaria e de serviços”, explica Armando ao DT.
Sobre a Companhia Paulista de Eventos e Turismo (CPETUR), que está para ser implantada, Armando adiantou que a entidade integrará o Conselho Estadual de Turismo.
Escolhido pelas mais de 20 entidades que compõem o Conselho Estadual de Turismo de São Paulo, Armando também participou da criação das Câmaras Setoriais do Turismo, e, adianta ao DT, conseguiu implantar efetivamente uma, a Câmara Setorial da Copa do Mundo. “Mais do que nunca precisamos afinar os discursos, os projetos em uma ação objetiva, já que a Copa está aí”, diz ao Diário.
Polivalente, Armando é presidente executivo da Ubrafe – União Brasileira de Feiras e foi nomeado pelo Conselho de Administração da entidade como membro do Conselho Nacional do Turismo. Suas atribuições são zelar pela aplicação da legislação que regula a atividade turística em geral, alem de propor diretrizes e contribuir para a formulação e implementação da Política Nacional de Turismo, assessorando o Ministério do Turismo na avaliação da Política Nacional de Turismo.
Mais que um meia-direita, Armando colabora com as cores paulistas e, articulado como é, tem uma atuação que começa no gol e termina como centro-avante.

(Fonte : Jornal Diário do Turismo / 03-02-10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário