sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Qualificação para todos


Programa do MTur para melhorar a qualidade no atendimento ao turista amplia o leque de profissionais beneficiados, observando as necessidades de cada região


Quem pensa que somente as categorias profissionais tradicionais do turismo são beneficiadas com programas públicos de qualificação precisa conhecer projeto desenvolvido na Bahia. Canoeiros e carroceiros deCaraíva, na região da Costa do Descobrimento, juntaram-se a taxistas, camareiros, garçons, cozinheiros e empresários para aprender como melhorar o atendimento ao turista.
Os 147 profissionais que transportam visitantes e cargas integram o grupo de mais de 8 mil empresários e profissionais qualificados de 2005 a 2008 na Costa do Descobrimento, um importante destino turístico do estado. A ação é parte Programa de Qualificação Profissional e Empresarial do Ministério do Turismo (MTur), desenvolvida com recursos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) do MTur.
A experiência da Bahia, que desde agosto desenvolve projeto semelhante no Pólo Salvador e entorno, foi apresentada na última terça-feira (01), em Brasília, durante o V Encontro do Prodetur. O Rio Grande do Norte também mostrou aos coordenadores regionais e secretários estaduais de turismo, o programa de qualificação desenvolvido em seis municípios do Pólo Costa das Dunas.
Melhoria na qualidade dos serviços e na gestão dos negócios, criação de Central de Negócios e ascensão funcional foram alguns dos resultados positivos alcançados pelos empresários e profissionais que participaram dos treinamentos. No entanto, a baixa escolaridade dos trabalhadores do turismo foi apontada como um problema enfrentado na implementação do programa nos dois estados.
Fonte: MTur

Nenhum comentário:

Postar um comentário