terça-feira, 10 de novembro de 2009

Seminário no Rio discute estruturação do turismo no País


Em dois anos, mais de 4,8 mil pessoas foram qualificadas para atuar com turismo de aventura e ecoturismo, por meio do Programa 'Aventura Segura', criado pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta). O objetivo é fortalecer, qualificar e estruturar o segmento no País. Esses e outros resultados serão apresentados na erça e na quarta-feira (10 e 11), durante o seminário técnico, realizado no campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida. O evento é destinado a lideranças locais e ao trade turístico. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Abeta.
Além de apresentar os avanços alcançados para o segmento de turismo de aventura e ecoturismo nos 16 destinos contemplados pelo programa, o objetivo do seminário é promover a articulação das lideranças que atuam no segmento, planejar ações e estratégias para o futuro, disseminar conhecimento e gerar novas oportunidades de relacionamento e negócios. Durante os dois dias de evento, haverá palestras e discussões, o que inclui a apresentação do perfil do consumidor desse segmento e de boas práticas no Brasil e no mundo que resultaram no desenvolvimento local por meio do ecoturismo e o turismo de aventura.
O programa
Entre os objetivos do Programa 'Aventura Segura' estão o fortalecimento e articulação de organizações representativas do segmento; desenvolvimento de conteúdo para treinamento profissional de condutores e empresas que oferecem atividades de turismo de aventura; disseminação de conhecimento técnico relacionado à gestão empresarial e operação responsável e segura do segmento de turismo de aventura e de práticas socioambientais responsáveis. Por meio de iniciativas voltadas para o desenvolvimento com qualidade, sustentabilidade e segurança, como cursos presenciais e a distância de Gestão Empresarial, Sistema de Gestão da Segurança e Competências Mínimas do Condutor e Primeiros Socorros, o programa engloba atualmente 16 destinos turísticos, entre eles a Serra dos Órgãos e a Região Metropolitana do Rio, de 13 estados brasileiros. Além disso, conta com a participação de mais de 480 empresas de forma direta e indireta.

Serviço:
Data - 10 e 11 de novembro de 2009
Horário - Dia 10, de 8h às 12h, e de 13h30 às 18h. Dia 11, de 8h às 12h , e de 13h30 às 19h30.
Local - Universidade Veiga de Almeida - Campus Tijuca (Rua Ibituruna 108 - Bloco A – Auditório) - Tijuca Rio de Janeiro – RJ
Mais informações pelo e-mail abeta@abeta.com.br ou pelos telefones (31) 3261-5707

Nenhum comentário:

Postar um comentário