sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Área destinada à divulgação de resultados de pesquisas acerca da infraestrutura das cidades candidatas COPA 2014


Devido ao grande número de turistas que virão ao País para a Copa do Mundo de 2014 e às exigências técnicas de um evento transmitido para diversos países, estão previstos para os próximos anos complexos processos de preparação e investimentos tanto pelo setor público como por empresas privadas.
Os diversos legados ao país em termos de infraestrutura, tecnologia e capital humano gerarão reflexos e benefícios em diversos setores da economia e da sociedade, entendendo-se que esta é a oportunidade de traçar metas e objetivos para o incremento de diversos setores que se relacionam com o megaevento. Além disso, os benefícios executados em uma cidade-sede exercerão influência direta nos municípios circundantes, promovendo oferta de empregos, investimentos e desenvolvimento em geral.
De acordo com pesquisas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), os investimentos em infraestrutura e serviços previstos para Copa do Mundo de 2014 ultrapassam R$ 30 bilhões. Da construção de estádios ao treinamento de voluntariado, passando por temas como reformas de aeroportos, capacidade hoteleira, sistemas de segurança e meios de acesso, dentre outros, espera-se a geração de milhares de empregos e a exposição massiva da imagem do País em âmbito internacional.
No escopo de programas de políticas públicas e desenvolvimento do turismo, o Governo Federal vem produzindo dados que certamente auxiliarão as articulações e os investimentos nos diversos gargalos identificados nas cidades-sedes dos jogos da Copa do Mundo. Dessa forma, o Ministério do Turismo propõe, por meio da pesquisa Caderno de Propostas Estratégicas de Organização Turística das Cidades-Sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014, a estruturação de um modelo de ações para o investimento e a integração entre as cidades-sedes dos jogos, com foco nas propostas geradas para o desenvolvimento turístico, que envolve áreas como Infraestrutura, Integração Regional, Marketing, Qualificação, Serviços e Sustentabilidade Geral do Turismo.
Ressalta-se que as 12 cidades-sedes já faziam parte dos 65 destinos indutores, que são o foco da atuação do MTur desde 2007. Estes destinos foram selecionados pelo MTur de acordo com suas características e potencialidades, que os tornam destinos indutores do desenvolvimento turístico regional. O objetivo é estruturá-los para atingir padrão de qualidade internacional, estimulando a maior permanência do turista antes, durante e após a Copa 2014.
MetodologiaA elaboração das ações estratégicas do MTur em relação à Copa foi realizada com base na conceituação de mapa estratégico de Kaplan e Norton que apresentam, graficamente, a estratégia adotada, permitindo visualizar os objetivos institucionais e intermediários, os resultados esperados e os programas ou projetos que possibilitarão a implementação desta estratégia. Por sua grande capacidade de síntese, sem perder ou omitir nenhum aspecto importante ou essencial de uma estratégia, esta metodologia ajuda na disseminação e aceitação dos resultados, bem como a definir indicadores que monitorem o seu desempenho.
Para o Caderno de Propostas Estratégicas de Organização Turística das Cidades-sedes da Copa do Mundo de Futebol de 2014, o mapa estratégico apresenta os principais elementos para o alcance dos objetivos institucionais, organizando esquematicamente a proposição de estratégias e propostas para a cidade-sede e região. Este mapa tem como objetivo principal estabelecer uma conexão construtiva entre as diretrizes propostas, suas ações e seus prováveis resultados.
Os cadernos específicos para cada cidade-sede estão estruturados conforme as diretrizes e seus fatores críticos de sucesso indicados, relacionando para cada fator um conjunto de ações e recomendações a serem adotadas pela cidade-sede, com vistas à execução da estratégica prevista no mapa.
As recomendações devem ser consideradas como uma das fontes de formulação das políticas públicas do Ministério do Turismo, isoladamente e/ou em conjunto com os governos estadual e municipal, relacionadas ao Turismo sob o aspecto operacional da atividade, em particular visando o evento COPA 2014, bem como seu legado.
→ Faça download clicando
aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário